Saiba mais sobre o Azeite de Oliva!
      │     15 de maio de 2017   │     19:31  │  0

AZEITE DE OLIVA – CONHEÇA OS SEUS TIPOS, BENEFÍCIOS, E CURIOSIDADES!

As vantagens de usar azeite de oliva na cozinha são muitas, mais podemos resumi-las em duas: sabor e saúde. Sabor porque o toque gourmet do azeite de oliva faz a diferença em qualquer receita. É por isso que é usado nas criações dos mais importantes chefs. Saúde porque é a única gordura vegetal rica em HDL (colesterol bom) que traz efeitos benéficos para o coração.
A Espanha é certamente o maior produtor mundial de azeite de oliva com safras anuais que superam o milhão de toneladas. Isso representa perto de 60% do azeite produzido na União Européia. No sul da Espanha, a região de Andaluzia é a maior região de cultivo de oliveiras no mundo.

Espanha: maior exportador mundial de azeite de oliva.

A Espanha é o maior exportador mundial de azeite de oliva e as suas marcas estão presentes em todos os continentes, tanto nas lojas, como nas casas ou nas criações dos mais renomados chefs de cozinha. São mais de 260 variedades de azeitonas, que faz do azeite Espanhol uma referência mundial.

Qual a diferença entre azeite de oliva e azeite de oliva extra virgem?

O azeite extravirgem é o que oferece a menor acidez (até 1%), por isso mais benefícios ele oferece à saúde.
São favoráveis no combate do mau colesterol, facilitam a passagem natural do sangue porque impedem o acúmulo de gordura, principalmente abdominal, prevenindo o risco de doenças cardíacas e diabetes. Só não pode abusar na quantidade, pois uma colher de sopa contém cerca de 108 calorias! O ideal é consumir 2 colheres de sopa por dia: uma no almoço e outra no jantar, regando a comida já aquecida, saladas, o lanche, como preferir.
Evite aquecê-lo pois perderá o benefício de suas propriedades.
O azeite virgem é um pouco mais ácido que o extra virgem (até 2%). É indicado para uso em pratos que serão aquecidos após o seu uso junto ao alimento. Seu sabor se torna mais forte e levemente adocicado quando aquecido.
O azeite refinado tem mais de 2% de acidez e é o mais indicado para uso em frituras. É usado industrialmente misturados à outros azeites.

A cor define a qualidade do azeite de oliva?
Não. A cor não interfere na qualidade do azeite de oliva. As degustações profissionais são feitas num copo azul escuro que não permite ver a cor do azeite porque este é irrelevante em relação à sua qualidade.

Você sabia que é possível fazer doces com azeite de oliva?
O azeite de oliva pode substituir qualquer outra gordura vegetal na elaboração de doces, tornando-os mais saudáveis.

Sabe como é feito o azeite de oliva espanhol?
O azeite de oliva espanhol é feito a partir do fruto da oliveira, a azeitona. É, portanto, um produto 100% natural. As azeitonas são recolhidas no último trimestre do ano e prensadas em menos de 24 horas. O suco destas azeitonas, extraído por procedimentos mecânicos, é o azeite que chega à sua mesa.

Qual é o melhor azeite de oliva?
Aquele que você mais gostar. Os azeites de oliva espanhóis apresentam uma variedade enorme, desde os mais adocicados aos mais amargos ou picantes. Cada prato harmoniza-se melhor com um ou outro tipo, mas sempre em função do seu próprio gosto.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *