Caju: uma fruta incrível!
      │     17 de maio de 2017   │     22:05  │  0

Eu simplesmente amo!

Ela é suculenta, macia, saborosa e, acima de tudo, saudável! Uma das frutas símbolo da tropicalidade brasileira – o caju, consumido na maioria das vezes em seu suco,   carrega um verdadeiro arsenal de nutrientes para a nossa vida! Rico em diversas substâncias essenciais ao corpo,ele proporciona ao organismo uma potente proteção para gripes e febres aos mais complexos como o câncer.

Por isso, o caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta de perda de peso, e pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre, em forma de molho-tipo chutney- e até mesmo, acompanhando drinques. Destacamos apenas alguns dos benefícios do caju!

1 – Fortalece sistema imunológico, sangue e ossos: Dentre os inúmeros nutrientes, a vitamina C é a que mais se destaca! Na comparação, ele tem 5x mais vitamina C que a laranja. Além da vitamina c, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, a fruta também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança. E, para completar, o caju e ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes de combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

2 – Protege o coração: O teor de gordura do caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração . Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas. As castanhas de caju também são ricas em antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

3 – Previne e combate o câncer: O caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico”, destaca Liliam.

De acordo com pesquisas, esses compostos que inibem a proliferação de tumores atuam diminuindo o “estresse oxidativo” e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

4 – Deixa Pele e Cabelo mais jovens e bonitos: O caju é rico no mineral cobre, que faz parte de muitas enzimas como a tirosinase, que converte a tirosina em melanina, o pigmento que dá ao cabelo e à pele a sua cor. Sem o cobre, essas enzimas não conseguiriam fazer seu trabalho e a pele e cabelo perderiam o viço.

Os antioxidantes contidos no caju ajudam proteger as células do envelhecimento provocado pelos radicais livres, mantendo a aparência como um todo jovem por mais tempo.

5 – Dá mais disposição: Para atletas de exercícios de resistência, o caju é um alimento indispensável. Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física. O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.

Eu simplesmente amo Caju… E você?

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *