Delícias para as festas juninas!
      │     16 de junho de 2017   │     16:14  │  0

FESTAS JUNINAS!

Passado o dia dos namorados, lá veio o dia dele: Santo Antônio – o Santo casamenteiro! Mas você sabe a história das festas juninas? 

Elas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas.

Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês. 

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Apesar de essa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as maiores festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Bom, já que você ficou sabendo um pouquinho da história, que tal aprender a fazer algumas delícias típicas dessas festas e que todo mundo ama?

Vamos começar com uma receita de eu amoooo:

COCADA DE CORTE 

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 medidas (da lata) de açúcar
  • 1 pacote de coco seco ralado (100g)  ou 1 coco fresco pequeno, ralado
  • manteiga para untar

Modo de preparo:

Leve ao fogo baixo o leite condensado, o açúcar e o coco ralado, mexendo sempre até desprender do fundo da panela. Despeje no mármore untado e nivele com um rolo de massas também untado. Deixe esfriar e corte sua cocada caseira em quadrados. Não tem uma superfície de mármore? Sem problemas… Despeje em uma assadeira rasa untada, e nivele com uma espátula!   Fácil, não achou?

Fica ligadinho no Blog que estarei postando mais delícias juninas para vocês!

E acompanha meu Stories, lá no Instagram que eu passo dicas bem bacanas também! @mfernandaschiavo 🙂

 

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *