Sabores do Mundo – China!
      │     20 de junho de 2017   │     14:36  │  0

Da milenar cozinha chinesa, o Frango Xadrez (em Chinês Gong Bao) é um dos pratos mais consumidos no mundo!  A combinação leva tenros pedaços de frango, acompanhados de cebola, pimentão verde e vermelho e amendoim. Tem, entre os seus ingredientes, a pimenta caiena, o que deixa a receita bem picante.

Sua origem vem da dinastia Qing, na província de Sichuan, onde um governador fez trabalhos importantes e reconhecidos pelo imperador. Por isso, recebera o título de Gong bao, o que significa protetor do palácio.

Mas, o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! O fato é que o governador cozinhava muito bem, e para receber os amigos resolveu então inventar um prato. Não deu outra, o frango ficou famoso e passou a ser chamado de Gong bao ji ding. Em português, pedaços de frango do protetor do palácio.

No Ocidente, recebeu o nome de frango xadrez porque os ingredientes são cortados em quadrados e muito coloridos. A gente sabe que o nome é apenas um detalhe, pois, aqui como lá, o prato é extremamente gostoso e saudável. E uma importante fonte de proteínas, ferro e fósforo. Outro “segredinho” dessa iguaria passa pela forma de preparo. Assim, é fundamental o uso de uma panela wok, pois, é ela que dá um sabor especial ao prato e deixa o cozimento no ponto.

Eu amo esse prato, pois é muito fácil de ser feito e uma excelente opção para o dia-a-dia!

FRANGO XADREZ

INGREDIENTES:

  • 500g de Filé de peito de frango cortado em cubos grandes
  • 1 pimentão verde grande cortado em cubos grandes
  • 1 pimentão vermelho grande cortado em cubos grandes
  • 2 cebolas médias cortaIngredientes:das em cubos grandes
  • 1 embalagem pequena de Shoyo
  • Raspas de gengibre
  • 1 colher de açúcar
  • Sal e Pimenta à gosto
  • Amendoim torrado para decorar

MODO DE PREPARO:

Em uma Wok bem quente, colOque um pouco de óleo de soja e em seguida frite os cubos de frango. Quando estiverem levemente dourados, acrescente a cebola.

Coloque em seguida metade do Shoyo. Acrescente o pimentão verde, o vermelho e mexa. Coloque um pouco de sal, pimenta, o açúcar, gengibre e o resto do Shoyo. Se precisar, acrescente água. Os pimentões levarão cerca de 15 – 20 min para cozinharem.

Cuide para que não fique molho em excesso, nem seco demais.  Quando os pimentões estiverem cozidos, desligue o fogo e decore com amendoim. Sirva acompanhado de arroz!

DICA IMPORTANTE ⇒ VOCÊ PODE USAR MOLHOS PRONTOS QUE ESTÃO À VENDA NOS SUPERMERCADOS. UMA OPÇÃO É ESSA DA IMAGEM, QUE É MARAVILHOSO E EU USO! AÍ, É SÓ COLOCAR POUCO SAL E UM POUQUINHO A MAIS DE SHOYO! 🙂

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *